Tendência: o paisagismo corporativo aumenta a produtividade
- Alberto Farnese
- 23 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de ago. de 2022
Pessoas se sentem mais confortáveis em um ambiente bem decorado. E pessoas trabalham melhor e mais felizes onde se sentem confortáveis. Esse é o principal pilar que guia o paisagismo corporativo.
Tive o prazer de realizar vários projetos paisagísticos para empresas, e gostaria de falar um pouco mais sobre eles e sobre a minha experiência com as empresas nesse blog.
Por que investir em um projeto de paisagismo corporativo? Quais os benefícios que esse investimento traz? E por onde eu começo?
Essas e outras perguntas são muito comuns quando vou conversar com um potencial cliente pela primeira vez. E agora, as respostas:
Entendendo o paisagismo corporativo
Sabe quando você precisa de uma renovada nos ares da empresa e uma reforma iria atrapalhar demais o dia a dia - ou até o fluxo de caixa? Um projeto paisagístico corporativo resolve justamente esse problema.
E com estilo. Veja abaixo um projeto executado e tire suas próprias conclusões:

Essa é uma parede verde que instalamos na Limpebrás aqui em Uberlândia. De baixa manutenção e instalação muito mais rápida que uma reforma completa ou um mural pintado, o jardim vertical revitaliza completamente o escritório e transforma a rotina de quem trabalha nele.
O paisagismo corporativo tem vantagens assim. Quem trabalha ao lado de uma parede dessas trabalha mais feliz e confortável. E por isso, trabalha melhor.
O processo é feito de forma personalizada, com visitas à empresa e análise dos ambientes. E claro: muita conversa com quem já trabalha lá para entender quais são suas preferências estéticas e o que eles sentem que está faltando na empresa.
O resultado sempre impressiona, e pelo trabalho rápido, parece que é algo feito com facilidade. Mas o trabalho do paisagista, nos bastidores, é bem complexo. Entenda mais:
Como fazemos um projeto de paisagismo corporativo?
Nosso escritório busca, acima de tudo, o bem estar de quem passa pela empresa. Seus colaboradores, é claro, mas também seus clientes. Um jardim vertical, um jardim de inverno, uma fachada viva atraem a atenção e deixam o ambiente mais leve.
Mas para atingir esse objetivo, passamos por algumas etapas principais. Veja quais são:
1 - Entendendo a empresa
Nesse primeiro passo, precisamos entender a estrutura da empresa para identificar os melhores ambientes - e os mais práticos - para a instalação do seu jardim.
Se você já sabe onde ele deve estar, precisamos entender as limitações do local e as oportunidades que ele apresenta. Alguns exemplos de pontos que sempre precisamos levar em conta:
O tráfego de pessoas no local, se é alto ou baixo;
O acesso à água para sistemas de irrigação, se a fonte está próxima ou distante;
A possibilidade de fazer alterações estruturais, como perfurar paredes;
Por onde passam cabos de energia;
Dentre outras. Também precisamos conversar com as pessoas envolvidas. No exemplo anterior (e no abaixo, também da mesma empresa), o jardim vertical foi erguido em um escritório. Precisamos entender as preferências de quem trabalha nesse escritório para entregar o melhor resultado.
Com tudo isso alinhado, passamos à próxima etapa:
2 - Escolhendo as espécies
Interior ou exterior, perto da cidade ou distante, com alta ou baixa incidência de vento e luz: esses são alguns pontos que precisamos levar em consideração ao escolher as espécies de um projeto de paisagismo corporativo.
As plantas precisam se dar bem com o clima da região, é claro. Mas a incidência solar e dos ventos também têm uma grande influência.
A estética também precisa ser levada em conta, assim como a área a ser escolhida. Todas essas informações são levadas em conta na hora de criar o projeto, e o esquema final, em 3D, fica assim:

3 - Executando o projeto de paisagismo corporativo
Com tudo pronto e aprovado pela empresa, é hora de fazer a instalação. O escopo do projeto de paisagismo corporativo é que determina em quanto tempo tudo fica pronto, mas o processo inteiro não vai levar mais do que alguns dias.
O trabalho conta com uma equipe especializada de jardinagem e a coordenação do paisagista. Preparamos o solo ou a parede, instalamos a grade para os jardins verticais e o sistema de irrigação.
Qualquer trabalho extra ou estrutural, coordenamos juntos. Eu sou uma pessoa que naturalmente coloca a mão na massa. Então é muito provável que você vai me encontrar junto com os jardineiros, fazendo o plantio mesmo. Um bom paisagista acompanha tudo de perto.

Como contratar um bom projeto de paisagismo corporativo?
A comunicação é o fundamental para um projeto de paisagismo corporativo ser bem sucedido, com todo mundo na mesma página na hora de colocar a ideia em execução.
Esses pontos que enumerei aí em cima são básicos aqui no escritório. Você vai tratar diretamente comigo e com a minha equipe, que vai levar tudo isso em consideração antes de te apresentar um projeto final.
Essa é a qualidade de um projeto paisagístico. É assim que deve ser. O resultado precisa ser na medida que sua empresa exige. Algo mais elaborado, algo mais simples, não importa: o certo é estar do seu lado, do jeito que você precisa.

Espero que você tenha gostado desse pequeno mergulho no meu dia a dia. É isso que eu amo fazer.
Para ver mais projetos, te convido a acessar meu site e conhecer tudo o que já fizemos em projetos paisagísticos corporativos. Te espero lá.
- Alberto.
Comments